Vai Se Food

#140 Agricultura regenerativa e o capitalismo possível, com Romanna Remor

October 06, 2023 Vai Se Food Season 4 Episode 140
Vai Se Food
#140 Agricultura regenerativa e o capitalismo possível, com Romanna Remor
Show Notes

O atual modelo de produção de alimentos - monoculturas extensivas, agrotóxicos, desmatamento, degradação do solo, uso excessivo de água, extermínio de polinizadores - não é o único possível para alimentar 8 bilhões de pessoas (e mais de 70 bilhões de animais terrestres voltados ao consumo humano por ano).  

A agricultura regenerativa prova que é possível produzir alimentos enquanto se recupera a terra e se preserva o meio ambiente, restaurando solos degradados, conservando espécies polinizadoras (especialmente abelhas), aumentando a captura de carbono e a retenção de água. A ideia é manter o solo produtivo pelo maior tempo possível, evitando as expansões para novas áreas. 

Na agricultura regenerativa, se objetiva:

1. Frear práticas que promovam o revolvimento do solo, eliminando o tratamento mecânico, químico e físico do campo.

2. Investir em culturas de cobertura, palhada, durante o ano todo para reduzir ou eliminar a chance de ocorrência de erosão.

3. Dedicar-se à construção da biodiversidade por meio de técnicas, como a rotação de culturas 

4. Preservar raízes vivas no solo para a retenção de água e nutrientes e a realização da fotossíntese durante todo o ano.

5. Diminuir ou restringir o uso de pesticidas na lavoura.
6. Garantir ganho justo para os trabalhadores do campo.

Mas dá mesmo pra ter um negócio no setor de alimentos baseado na Agricultura Regenerativa?
Há volume e constância?
O preço final é competitivo? 
Opa, se dá. E minha entrevistada de hoje é prova disso: Romanna Remor dedicou uma década de sua atuação profissional como pesquisadora, professora universitária e consultora nas áreas de políticas públicas, gestão estratégica e inovação.

Empreendedora desde 2015 no segmento de alimentos saudáveis, Romanna é sócia-fundadora da Regenera Ventures, onde atua como Head de Conceito e Inovação. A Regenera é a controladora das marcas Viva REGENERA e Plantopia e do ecommerce Viva FLORESTA, todas baseadas na Agricultura Regenerativa, na Agroecologia e no Extrativismo Sustentável.

Support the Show.