Vai Se Food

#132 Gastronomia Periférica e a desconstrução do paladar colonizado, com Adélia Rodrigues

July 07, 2023 Vai Se Food Season 4 Episode 132
Vai Se Food
#132 Gastronomia Periférica e a desconstrução do paladar colonizado, com Adélia Rodrigues
Show Notes

De 20 anos pra cá, pensar em gastronomia é pensar em elitização. 
Em listas de "melhores". 
Em documentários cinematográficos sobre chefs tatuados dissertando sobre sua trajetória tocante.
É pensar em técnicas francesas, ingredientes italianos, vinhos espanhóis, tradição japonesa.
É o raro, caro, o que quase ninguém pode ter.

Com a proliferação dos reality shows culinários, a exaltação midiática aos chefs (em sua maioria, homens e brancos) e premiações de todos os tipos o tempo todo, a gastronomia tornou-se algo nocivamente desejável e imensamente distante, como se fazer e servir comida de qualidade estivesse diretamente associado a cozinhas com equipamentos de centenas de milhares de dólares, jantares de 12 etapas, filas de espera de meses e jornadas de trabalho insalubres.

Mas gastronomia não é isso.
Gastronomia é cultura. 
É  o hoje, é a tradição.
É conversa cotidiana com as raízes de um povo, é conexão com a sazonalidade, é solo, é clima.
É gente. 

Para conversar sobre a gastronomia como ferramenta de conscientização socioambiental, nossa convidada é Adélia Rodrigues. Adélia é cofundadora e gestora da Gastronomia Periférica, negócio social que busca transformar a vida das pessoas das periferias por meio da gastronomia. 

Motivados por formar profissionais de cozinha aptos a realizar suas funções de acordo com as necessidades do mercado e no âmbito social, o curso da Gastronomia Periférica oferece alternativas de mudanças efetivas de suas realidades pessoais e coletivas, permitindo minimizar aspectos de violência, criminalidade e exclusão.

A escola da Gastronomia Periférica  profissionaliza moradores das periferias - em especial, as mulheres pretas-, é 100% gratuita e engloba auxílio-internet, ajuda de custo para compra de insumos e mentoria/tutoria durante todo o curso.

Support the Show.