Vai Se Food

#130 O mar (não) está pra peixe, com Cintia Miyaji

May 26, 2023 Vai Se Food Season 4 Episode 130
Vai Se Food
#130 O mar (não) está pra peixe, com Cintia Miyaji
Show Notes

Sobrepesca, poluição, contaminação por microplásticos, aquicultura, aquecimento global: o cenário atual dos pescados, de água doce e salgada, não é nada bom. Alguns dados:

  • Já perdemos metade dos nossos recifes de corais e manguezais – alguns dos habitats mais produtivos da Terra. E levamos muitos estoques de peixes cruciais ao ponto de colapso, ameaçando os meios de subsistência e a segurança alimentar das pessoas – e prejudicando outras espécies, incluindo aves marinhas, tartarugas e golfinhos.
    (fonte: WWF)

  • O consumo global de alimentos aquáticos aumentou a uma taxa média anual de 3,0%, desde 1961 – quase o dobro da taxa de crescimento anual da população mundial – e atingiu 20,2 kg per capita, mais que o dobro do consumo na década de 1960.
    (Fonte: Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação)

  • O número de estoques sobrepescados em todo o mundo triplicou em meio século e hoje um terço das pescarias avaliadas no mundo estão sendo empurradas além de seus limites biológicos.
     (Fonte: Our World in Data)

  •  Globalmente, jogamos cerca de 10% dos peixes e animais marinhos que capturamos de volta ao oceano (em sua maioria, mortos). Somado a isso, as perdas e desperdícios na cadeia chegam a 35% do volume pescado.
     (Fonte: A 20-year retrospective review of global aquaculture)

  • Brasil está entre os 20 países no mundo que mais contribuem para a poluição plástica nos oceanos. Um estudo inédito, disponibilizado pelo projeto, aponta que cada brasileiro pode ser responsável por 16 quilogramas de resíduos no mar por ano. A ingestão de alimentos e água contaminados com microplásticos é a principal via de exposição humana. Os produtos da pesca são uma importante fonte de microplásticos na dieta humana.
    (Fonte: Rede Blue Keepers)


Minha entrevistada é  Cintia Miyaji, bióloga, mestre e doutora em Oceanografia Biológica pela Universidade de São Paulo, idealizadora do primeiro Guia de Consumo Responsável de Pescado do Brasil e fundadora da Aliança Brasileira pela Pesca Sustentável. Também é fundadora da Paiche Consultoria e Treinamento e membro da Conservation Alliance for Seafood Solutions.

Support the Show.