Vai Se Food

#123 Cozinhas Solidárias do MTST: prêmio da ONU, com Juliana Bruno

March 10, 2023 Vai Se Food Season 4 Episode 123
Vai Se Food
#123 Cozinhas Solidárias do MTST: prêmio da ONU, com Juliana Bruno
Show Notes

Você também cresceu ouvindo que os movimentos sociais eram formados por “um bando de bandidos”, que invadiriam sua casa e jogariam o país no caos comunista? Que "esse povo" não produz nada e ainda quer tomar o que é dos outros? Pois é, esse papo é tão velho e embolorado quanto mentiroso e surtado…. Até a ONU já sabe disso.

Em dezembro de 2022, o prêmio global Healthy Childhood Challenge, promovido  pela  Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância, criado pela ONU) em parceria com a Novo Nordisk, foi para o projeto Cozinhas Solidárias do MTST, o Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto. A premiação, de 100 mil dólares, objetiva financiar a manutenção e expansão do projeto. 

As Cozinhas Solidárias começaram na época da pandemia de COVID-19 para acolher pessoas em situação de vulnerabilidade social que não tinham mais condições de comprar comida e/ou gás. Hoje, o projeto conta com 31 cozinhas solidárias espalhadas pelas principais capitais brasileiras e já serviu mais de 1,5 milhão de refeições, fortalecendo o combate à fome em um Brasil que hoje tem  33 milhões de pessoas passando fome, além de 125 milhões em situação de insegurança alimentar (Fonte: Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, Penssan)

Para conversar sobre o tema, nossa convidada é Juliana Bruno. Juliana é  Coordenadora das Cozinhas Solidárias e militante do MTST.

Para contribuir com as Cozinhas Solidárias, clique em https://apoia.se/cozinhasolidaria 

Support the Show.