Vai Se Food

#122 Carne cultivada: o futuro está próximo, com Amanda Leitolis

March 03, 2023 Vai Se Food Season 4 Episode 122
Vai Se Food
#122 Carne cultivada: o futuro está próximo, com Amanda Leitolis
Show Notes

E se você pudesse comer toda carne que quisesse sem nenhum animal ter que nascer nem morrer? Sem que nenhuma monocultura - pra virar ração - precisasse existir? Sem que nenhum agrotóxico precisasse ser aplicado? Sem que nenhuma floresta precisasse ser derrubada para virar pasto? Sem o uso de antibióticos? Parece ilusão, mas é uma realidade que está mais próxima do que imaginamos.

A tecnologia da carne cultivada - carne de verdade, de bicho, com mesma textura e gosto, feita em laboratório a partir de uma célula animal - está cada dia mais acelerada. São mais de 150 empresas em todo o mundo desenvolvendo carne cultivada de boi, porco, frango, peixe, codorna…  A venda de carne cultivada está em fase de aprovação em países como Israel e EUA e já foi liberada em Singapura. POr aqui, ao que tudo indica, estará disponível no final de 2024.

Para falar sobre o tema, nossa convidada é Amanda Leitolis,  Especialista em Ciência e Tecnologia do The Good Food Institute Brasil.  Ph.D em Biologia Celular e Molecular, com mais de 10 anos de experiência em pesquisa laboratorial e 5 anos de experiência no cultivo celular e em engenharia de tecidos.

O The Good Food Institute é uma instituição internacional cujo objetivo é criar cadeia de alimentos mais saudável, segura, justa e sustentável através de apoio às indústrias que visam criar alternativas ao uso de ingredientes com origem animal, seja em tecnologias de base vegetal ou de tecidos cultivados. 

Support the Show.